1 Followers
25 Following
paulopires90260

Livros e Marcadores

Currently reading

A Ilha dos Espíritos
Camilla Läckberg

A Mulher de Verde

A Mulher de Verde - Arnaldur Indriðason Há muito que ansiava por conhecer a obra de Arnaldur Indriðason, e eis que surgiu a oportunidade com "A mulher de verde", e que bela oportunidade...

A escrita de Arnaldur é poderosa! e posso vos confidenciar que me tocaram tanto as cenas de violência domésticas, tão bem descritas e tão bem ilustradas que me deixaram arrepiado. A violência retratada é uma foto tão vivida e tão real que impressiona e choca o leitor, é difícil passar esta percepção para um leitor sem outra ferramenta para além da escrita, e daqui facilmente podemos reconhecer ao autor uma capacidade de envolvência invejável.

O autor, numa entrevista, confessa que quando começa a escrever um livro não tem a ideia de quem vai morrer, e de quem será o culpado, esses dados vão surgindo à medida que vai escrevendo, segundo confessara. Quanto a mim este facto é palpável e serve-se na história como mais um ingrediente que marca a originalidade deste livro.

Esta história tem lugar em Reykjavik, capital da Islândia. Um corpo repousa, com uma mão levantada junto dos alicerces de uma obra, enterrado à mais de 50 anos! O patologista está ausente, e o inspector Erlendur recorre a uma equipa de arqueologistas para retirar o corpo, preservar as potenciais evidências e poder determinar o sexo do corpo. O detalhe da incógnita do sexo é inteligente, deixando vários cenários em aberto durante o enredo.

Parece um caso sem grande interesse uma vez que os indícios são escassos, pelo tempo decorrido, e pela grande probabilidade de qualquer suspeito ou testemunha poder já ter morrido. Mas rapidamente mergulhamos na história e procuramos acompanhar (e participar) na investigação.

Erlendur, Elinborg e Sigurder preconizam o trio de detectives que povoam esta história. Erlendur é o inspector que lidera a investigação, é um personagem solitário, inteligente e amargurado. Abandonou a família e transporta muitos "fantasmas" na bagagem.

Existem três histórias, o desaparecimento da filha do inspector Erlendur, toxicodependente e grávida, com quem o inspector mantém uma relação tensa. Mas é ao pai a quem Eva faz um insólito telefonema a pedir ajuda.

A segunda história, (...)

Ler mais:

Opinião A mulher de verde |Livros e Marcadores