1 Followers
25 Following
paulopires90260

Livros e Marcadores

Currently reading

A Ilha dos Espíritos
Camilla Läckberg

Luz e Sombra

Luz e Sombra  - Leigh Bardugo, Raquel Dutra Lopes «Começamos o livro sob a perspectiva de Alina, uma órfã - uma entre muitos - que partilha sua relação de proximidade com Maly, também órfão com quem passou a sua infância e por quem nutre uma grande paixão.

No início do livro ambas as personagens partilham uma das linhas da frente da guerra.

E é ai que o improvável acontece, e algo faz sobressair Alina no meio de soldados receosos que tentam passar o Sulco de Sombras, uma espécie de fronteira onde proliferam monstros que se alimentam de humanos e que não permitem a sua travessia.

O livro conduz-nos através de uma súbita e imprevisível mudança na vida de Alina, o que habilmente nos permite partilhar das descobertas da personagem e da compreensão do seu mundo. Saltamos entre estractos sociais e as diferenças saltam à vista, onde a escassez contrasta com os privilégios de poucos, e as futilidades de uma "espécie de corte" contrastam com o mais que provável infortúnio dos soldados que se submetem às vontades de Darkling.

A personagem Alina foi construída aproveitando o “estatuto” de órfã em toda a sua plenitude. Desde logo o leitor é levado a atribuir à personagem a má fortuna, abandono, um papel esbatido na sociedade, um estatuto "insignificante" cujo papel serve apenas o propósito que a hierarquia da sociedade previamente estabeleceu.

Estejam preparados para feitiços, poderes magníficos, monstros, ciúme, rivalidade, paixão, vingança e ambição. Porque estes são ingredientes deste livro.

Se gostam de palavras novas, novos conceitos, este livro é rico na criação de toda uma realidade paralela que depois das primeiras páginas absorvemos e dominamos. Pessoalmente gostava de ...»

Ler mais em :

Opinião Luz e Sombra |Livros e Marcadores