1 Followers
25 Following
paulopires90260

Livros e Marcadores

Currently reading

A Ilha dos Espíritos
Camilla Läckberg

A Mulher Silenciosa

A Mulher Silenciosa - A.S.A. Harrison «Não se é a mesma pessoa quando se saí de uma relação como se era quando se entra nela.» Pág 130


Um livro arrebatador, intenso e profundo.


Sobressai uma escrita madura e profunda. O livro é-nos oferecido pela conjugação da perspectiva de ambas as personagens, conseguindo uma visão tridimensional da história e complementando-se.


O livro centra-se num triângulo amoroso, no adultério e como a vidas de duas das personagens vivem com o mesmo. Centra-se na cumplicidade de silêncios, na “sincronização” de atitudes e condutas subentendidas.


Constatamos que por vezes é necessário apenas um "pequeno" detalhe, uma simples variável, para fazer toda a diferença!!, e assim somos levados a acreditar que a aparente solidez de um relacionamento, não passa disso mesmo ... aparente.


Gostei do livro, da abordagem feita, da sobriedade como somos levados a imergir num turbilhão de sentimentos antagónicos. Da exposição dos sentimentos mais profundos das personagens, gostei da construção sólida de uma realista e desconcertante intimidade.

A conjugação entre os conflitos interiores que cada personagem é brilhante.


A reflexão de Jodi sobre o seu mentor, na minha opinião, poderia ter sido um pouco mais aligeirada, contudo percebo a necessidade da autora de contextualizar determinados actos da personagem. Mas este detalhe não belisca de forma alguma a grande obra que nos é apresentada.


O final é, para mim, a cereja no topo do bolo!!! Desconcertante para uns, mas perfeito para outros.


As personagens:


Jodi Brett é uma mulher madura, leal, inteligente e com um sentimento apurado do que pretende da sua vida. Do que, para si, é supérfluo e essencial. Gostei especialmente do episódio das "chaves" que diz tanto sobre esta personagem e ajuda na sua caracterização exemplar. É a meu ver, o elo forte do casal, a estrutura basilar da relação.


Todd Gilbert é ...»

ler nais em:

Opinião Letal|Livros e Marcadores

-------



"Primeira impressão"
Dói pensar que uma pessoa com este dom não está mais entre nós. Que seremos privados da profundidade e eloquência que revestem a sua escrita invulgar.

Inegavelmente, uma escrita madura e profunda. De certo, o mundo literário ficou mais pobre.

Tenho para mim este livro como uma brilhante obra, que requer maturidade para poder sorver e apreciar este delicioso nectar.

De certo, esta poderá não ser uma opinião unânime! Mas por serem 2h da manha e apesar do sono, não me poder permitir deitar sem escrever 1/2 dúzia de palavras sobre o livro revela bem o impacto e a urgência que me tomaram.

Paulo Pires